Os professores e coordenadores pedagógicos discutem com alunos e comunidade escolar projeto didático para tratar de problemas ambientais e desequilibrios ecológicos.
Professores da E.E. Cel. Silvino Bezerra orientados pelas coordenadoras pedagógicas Gilzete Maria de Medeiros e Lucimar Silva Azevedo estão neste 1º Semestrte desenvolvendo o projeto didático "Água e a vida no planeta", com objetivo de refletir a importancia que a água tem para todos os seres vivos e não somente para os seres humanos. Projeto este que com certeza irá colaboraar na consciêntização dos problemas ambientais e desequilíbrios ocorridos em nosso planeta.
Crianças do 1º Ano aprendem a se defender contra a Dengue.
Representantes da Secretária Municipal de Educação, Coordenam palestra sobre a Dengue na Escola envolvendo aluno do 1º Ano a EJA.
PROJETO: ↓
Projeto Didático
Tema: A Água e a vida na Terra
Alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Período: Março de 2011.
Justificativa:
Diante da necessidade de refletir a questão ecológica, com foco sobre tudo, nos conteúdos relativos à água; visto que estamos no período chuvoso quando surgem muitas situações que envolvem o tema, tais como: a importância da água para a vida,para a história dos povos, a preservação e as doenças causadas pelo uso inadequado da água,os desastres ecológicos, as mudanças climáticas entre outros subtemas que se relacionam de forma direta e/ou indireta ao tema.
Objetivos Gerais.
Refletir a importância que a água tem para todos os seres vivos e não somente para o ser humano.
Refletir sobre a questão ecológica e as mudanças climáticas.
Objetivos Específicos.
Reconhecer a importância da água na nossa vida;
Relacionar a água com a vida no planeta terra;
Identificar as várias formas de desperdício de água, seja por mau uso, seja poluição ou contaminação;
Identificar os estados físicos da água;
Reconhecer fenômeno s que ocorrem na natureza que influenciam nas mudanças climática ( Efeito Estufa,Aquecimento Global,entre outros);
Distinguir algumas doenças causadas pelo uso indevido da água;
Reconhecer as diferentes formas de se evitar a Dengue;
Planejar, projetar e executar ações de combate a Dengue em parceria com as Secretarias do nosso município;
Compreender a necessidade de mudar de hábitos para preservar a água e a vida na Terra;
DISCIPLINAS E CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
.Leitura e Escrita.
.Produção de Textos.
.Convenções Ortográficas e Gramaticais
MATEMÁTICA
.Contagem.
.Números Naturais
Seqüência Numérica.
.Resolução de problemas, envolvendo as operações fundamentais.
CIÊNCIAS.
. Meio Ambiente
.Água ,Solo,Rochas e minerais
HISTÓRIA
.Espaço e Tempo.
.Origem do homem na Terra
.Uso da Terra
GEOGRAFIA.
.Clima, vegetação
.Aquecimento Global
.Efeito Estufa
CULTURA.
Consumismo e Trabalho
Desperdício
ARTES
.Ilustração
.Dinâmicas.
.Dobraduras
.Música
.Recorte e colagem.
.Exibição de slides e filmes relacionados ao tema. .
.Dramatização.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
Drogas e outros temas que tratam de questões relacionadas à vida .
Expressões corporais e movimento.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética, Pluralidade Cultural, Respeito e Saúde.
PROCEDIMENTOS METOLÓGICOS:
Apresentação do projeto e da situação comunicativa que o finalizará ( SUGESTÃO : Uma Cartilha com subtema específico).
Levantamento dos conhecimentos prévios.
Pesquisas em diversas fontes
Roda de leitura: Oferecer vários livros ou textos para escolher, ler e apreciar.
.Leituras compartilhadas de textos informativos e /ou literários .
.Resgate de textos conhecidos pelos alunos. (Músicas, Poemas, Poesias )
.Audição de CDS com vários textos.
.Criação de acrósticos significativos.
.Jogos com letras, sílabas, palavras, frases e textos variados.
.Cruzadinhas.
.Ditados diversos.
.Carta enigmática.
.Caça palavras.
.Montagem de painéis.
.Escolha de textos para ilustrar.
.Organização de Seminários
.Desenhos, pinturas, dobraduras e montagens.
.Brincadeiras e jogos diversos.
.Produção de textos.
AVALIAÇÃO
Durante a execução do projeto será observado o interesse e o desempenho dos alunos em relação às variadas tarefas propostas, os objetivos pré-selecionados e a análise comparativa das hipóteses que já possuíam com os conhecimentos construídos em todas as suas etapas de desenvolvimento e as competências esperadas.
CRONOGRAMA / ETAPAS PROVAVÉIS
DATA | ATIVIDADES |
09/03/2011 14 /03 á 31/03/2011 Durante a execução do projeto. | . Elaboração do projeto didático. .Atividades de pesquisas, seminários, exibição de filmes, exercícios de checagem da aprendizagem, avaliações e outras. ...Oficinas com músicas, slides, entre outros. .Oficinas de trabalhos em grupos e individuais. .Encontros pedagógicos quinzenalmente para avaliar atividades realizadas. |
A ser realizado. | .Culminância do projeto envolvendo a comunidade escolar. |
Parabéns a todos que fazem esta inntituição de ensino pelo belíssimo trabalho que estão fazendo.
ResponderExcluir